Os melhores webinars são construídos com recursos que facilitam a realização do evento e trazem valor para cada fase. Antes do evento, é preciso planejamento. Durante, fluidez e engajamento. E após o evento, acompanhamento que entregue resultados de negócios.
Separamos abaixo 11 melhores práticas para conseguir os melhores resultados no seu próximo webinar.
Antes do evento
Seja para marketing ou treinamento, seu evento precisa de um objetivo claro, um tema específico e um conteúdo atraente. Acertar esses elementos base é o maior desafio, por isso, planeje cuidadosamente. O sucesso de um evento virtual requer as seguintes ferramentas de pré-produção:
1. Formulários e programação fáceis
Seu software de webinar deve facilitar a criação de formulários para coletar informações dos visitantes. Ferramentas para programar o evento garantem que ele inicie na data e horário especificados.
2. Modo Webcast
Um webinar pode ser pequeno, como um evento de demonstração de um software para uma dúzia de gerentes, mas às vezes as empresas necessitam alcançar centenas ou milhares de participantes. Um grande público requer o modo Webcast, que tem como padrão silenciar as vozes dos visitantes.
3. Recursos de pré-gravação
Quem disse que um webinar deve ser um evento ao vivo? Pré-gravar um webinar ajuda a evitar falhas em tempo real e a melhorar a qualidade da produção. Além disso, os espectadores podem assistir ao evento no momento mais conveniente para eles.
4. Promoção
Se você não divulgar o evento, não fique surpreso se ninguém aparecer. Uma das melhores ferramentas para promover seu webinar é uma plataforma de produção que publica e dá visibilidade ao evento e todo seu conteúdo de suporte.
Durante o evento
Um webinar de sucesso tem uma fluidez natural que mantém os participantes ligados e ajuda os palestrantes a contar sua história. Durante o evento, você precisa de:
5. Recursos para múltiplos apresentadores
Os apresentadores devem ser capazes de compartilhar suas telas facilmente, sem se preocupar se algo está errado. Certifique-se também que cada participante tenha uma maneira de “levantar a mão” para fazer uma pergunta.
6. Painel de engajamento
É importante ter uma visão de quantas pessoas estão logadas e participando do webinar. Um painel de engajamento mostra tudo isso visualmente com gráficos em tempo real.
7. Enquetes e pesquisas
Apresentadores de eventos bem-sucedidos geralmente iniciam a sessão com uma enquete ou pesquisa para ‘sentir a sala’. Reflita um pouco sobre as perguntas e use os resultados para movimentar a discussão.
8. Suporte de produção
Os anfitriões do webinar devem produzir um evento sozinhos para entender todos os seus elementos. Você pode optar por um serviço de produção de webinar e deixar todos os detalhes logísticos aos cuidados de profissionais. Também é possível chamar um colega para ajudar a moderar o evento e testar a ferramenta e os conteúdos antes.
Depois do evento
O webinar não termina quando os usuários saem da sala. Um evento bem-feito tem um valor de longa duração:
9. Conteúdo permanente
Faça a transcrição do webinar e entregue-a para sua equipe de conteúdo, que poderá transformá-la em posts de blog, e-books, whitepapers, guias de produto e outros materiais de marketing. Editar vídeos curtos com os principais pontos do evento pode gerar posts para as redes sociais.
10. Dados para avaliação
Agora é hora de rever os dados analíticos do webinar, que podem trazer insights sobre o conteúdo e feedback do público para os próximos eventos ou ações. Será possível ver com mais clareza os tópicos de mais engajamento.
11. Aumento de leads
O propósito do webinar é atrair potenciais clientes ou ajudar aqueles existentes. Você deve usar estrategicamente os dados coletados durante o evento para aumentar os leads. Dê informações úteis a eles para construir confiança e torná-los mais propensos a escolher sua empresa ao invés de seu concorrente.
0 comentários