Pesquisa contratada pela GoTo em diversas regiões revelou que mais da metade (58%) dos profissionais de TI se considera impotente diante da quantidade de tarefas que precisa realizar durante o trabalho.
Segundo o estudo, em um dia, o profissional de TI é capaz de atender a 85% dos tickets de suporte que recebe. E, embora metade deles seja simples para as equipes, 29% são considerados complexos.
Os profissionais da área também relataram que, frequentemente, são responsáveis por cuidar de diversas outras tarefas da empresa – resolver problemas de cibersegurança (39%), segurança interna (26%) e insuficiência orçamentária (25%) – o que contribui para a sensação de impotência e pressão.
Como a IA pode ajudar?
No entanto, de acordo com o estudo contratado pela GoTo e realizado pela OnePoll, a Inteligência Artificial (IA) será uma alternativa com cada vez mais força e seu papel deve continuar evoluindo nos próximos anos.
A grande maioria dos participantes (92%) considera que a IA no trabalho é benéfica, e 94% afirmam que estariam dispostos a delegar tarefas simples para a IA. Cerca de 73% delegariam até tarefas complexas para a tecnologia, o que poderia gerar um ganho de duas horas produtivas em um dia de trabalho, em média.
Quatro em cada cinco (83%) participantes acreditam que seria simples repassar tarefas mais simples para a IA. Na realidade, o potencial da IA convenceu 93% dos líderes de TI a aprender sobre a tecnologia para aplicá-la no trabalho diário.
A pesquisa ainda revelou que 73% dos times de TI já usam IA, e 61% das que ainda não adotaram a tecnologia pretendem usá-la nos próximos 12 meses. Cerca de 69% afirmaram que sua equipe é diretamente responsável por decidir se a organização usará IA no futuro.
Quanto à adoção da IA, muitos participantes contaram como acreditam que seu trabalho será afetado nos próximos 10 anos: terão mais tempo para se concentrar em tarefas prioritárias (48%), em tornar fluxos de geração de tickets mais eficientes (43%) e em outras responsabilidades da equipe de TI (41%).
Se a IA pudesse assumir algumas tarefas, os participantes dedicariam mais tempo a: melhorar a infraestrutura de TI da empresa (55%), concentrar-se em tickets mais complexos (46%) ou fortalecer a segurança da organização (42%).
Metodologia de pesquisa:
Esta pesquisa foi feita com com 1.000 tomadores de decisão de TI dos EUA, 250 do Reino Unido e 250 da Índia foi contratada pela GoTo entre 28 de fevereiro e 8 de março de 2024. O levantamento foi realizado pela empresa OnePoll, cuja equipe conta com membros integrantes da Market Research Society e filiados da American Association for Public Opinion Research (AAPOR) e da European Society for Opinion and Marketing Research (ESOMAR).
0 comentários