Do remoto ao flexível: pesquisa mostra avanço do trabalho e o cenário de hoje

By GoTo

abr 14, 2022 | Artigos | 0 Comentários

"

Todos podemos concordar que o trabalho simplesmente não é o mesmo de alguns anos atrás. Flexibilidade é a palavra da vez. Ela se tornou uma prioridade para os funcionários e deve continuar guiando o futuro do trabalho.

Como as pessoas veem o trabalho hoje? O Pew Research Center olhou para como o trabalho remoto impactou os funcionários em 2020 e como isso aconteceu em janeiro de 2022. E a conclusão foi de que muitas pessoas estão escolhendo o trabalho flexível quando possuem essa opção.

Antes da pandemia, apenas 20% dos respondentes da pesquisa faziam home office. Em outubro de 2020, 71% desses trabalhadores estavam trabalhando de casa o tempo todo ou na maior parte do tempo. E em janeiro de 2022, mesmo com escritórios abertos novamente, 59% ainda estavam em home office o tempo todo ou em sua maior parte.

Nesse período, a lógica da flexibilidade foi invertida. No ápice da pandemia, 64% dos funcionários que trabalhavam remotamente o faziam porque seus escritórios estavam fechados, enquanto 36% estavam fazendo por escolha própria. Neste ano, 61% dos que trabalham em casa o fazem por opção, e somente 38% porque seu local de trabalho está fechado ou indisponível.

Apesar das diferentes pressões e complicações que o trabalho remoto pode trazer, muitos sentem os benefícios da flexibilidade e planejam continuar assim daqui para frente. Segundo a pesquisa, 64% dos respondentes que não trabalhavam remotamente antes da pandemia dizem que agora é mais fácil equilibrar a vida pessoal e profissional, e 44% dizem que é mais fácil realizar o trabalho de casa.

O novo tipo de ambiente flexível de trabalho não é apenas sobre o deslocamento até o escritório. Agora, as pessoas buscam uma flexibilidade que inclui trabalhar remotamente pelo menos em alguns dias da semana. E além disso, buscam mais elementos dessa adaptabilidade, como trabalhar mais cedo, ter uma pausa no meio do dia para cuidar de si mesmo ou da família, ou mesmo trabalhar de noite para ter mais espaço para pensar, sem reuniões.

Outra tendência é a flexibilidade de se mudar completamente, seja de forma permanente ou temporária. De 2020 a 2022, o estudo mostrou que a porcentagem de trabalhadores que se mudaram de cidade cresceu de 9% a 17%.

Todos esses pontos acima tendem a permanecer, isso é claro. De fato, 78% dos respondentes da pesquisa deste ano desejam que esse modelo de trabalho flexível continue. Cabe às empresas manter isso em mente para ter uma força de trabalho satisfeita e os negócios prósperos.

Compartilhe:

Posts relacionados

Como o GoTo Connect ajuda a democratizar a Saúde

Como o GoTo Connect ajuda a democratizar a Saúde

Você sabia que mais de 30 milhões de atendimentos médicos foram feitos à distância no Brasil em 2023? Os dados são da Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde), que reúne 14 grupos de operadoras de planos de saúde. O número é 172% maior que os onze milhões...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *