Os últimos anos transformaram a forma como trabalhamos e forçaram funcionários e empresas a adotar e abraçar a tecnologia rapidamente. Hoje é difícil imaginar o tempo antes das videoconferências, já que todos nós nos tornamos proficientes nessa ferramenta. Então, qual será a próxima onda tecnológica?
O Gartner prevê as seguintes principais tendências tecnológicas para 2023:
- Otimização dos sistemas de TI para maior confiabilidade
- Aceleração das ofertas verticais
- Maior conectividade
- Pioneirismo na mudança de modelos de negócios
- Reinvenção do engajamento com funcionários e clientes
À medida que o local de trabalho híbrido continua a evoluir, nos pegamos redefinindo até mesmo as tarefas mais simples. Por exemplo, a interação social é mais difícil quando remota. É difícil se conectar com os colegas em um nível pessoal quando você não pode parar na mesa deles ou sair para almoçar. Por outro lado, no escritório, muitas vezes é difícil encontrar aquele espaço ininterrupto e sossegado como o que podemos ter em casa. De acordo com uma pesquisa recente da GoTo, 50% das empresas escolherão um modelo híbrido para seus funcionários em 2023. Por quê? A pesquisa mostrou produtividade, retenção de pessoas e preferência do funcionário.
Para manter a força de trabalho híbrida, as empresas precisam da tecnologia certa. Além de ferramentas de colaboração, cada equipe pode precisar de algo diferente. A área de Pesquisa & Desenvolvimento pode exigir compartilhamento de arquivos mais aprofundado ou lousa digital, enquanto o marketing pode precisar de um software de webinar. E a Inteligência Artificial pode tornar essas ferramentas ainda mais úteis e eficientes para nosso trabalho.
Como a IA está mudando o local de trabalho
A Inteligência Artificial já está presente em nossa vida profissional diária. Você pode inserir uma pergunta em um chatbot interno antes de entrar em contato com o RH, os formulários de preenchimento automático economizam tempo e treinamentos online podem ser feitos sob medida e personalizados graças à IA.
Tudo em nosso dia a dia pode ser ativado por IA. Ela já está conectando nossos mundos remotos e locais. E se considerássemos como os agentes de contact center fornecem atendimento ao cliente? Precisamos de uma pessoa real na linha? Até onde poderíamos levar o agente virtual?
Se o ChatGPT poderia escrever este artigo, o que o está impedindo de fornecer uma experiência do cliente perfeita em um ambiente de contact center? Há duas prioridades para a maioria de nós ao ligar para um contact center: tempos de espera mínimos (segundos, não minutos) e resolução na primeira chamada. Talvez a IA possa ajudar a preencher essa lacuna.
Se acreditarmos que o futuro do trabalho é híbrido, então a IA certamente irá evoluir como um fator chave para o sucesso, ao mesmo tempo em que capacita os funcionários a darem o melhor de si.
0 comentários