Hoje, a prática de trazer seu próprio dispositivo (Bring Your Own Device, ou BYOD na sigla em inglês) é uma realidade nas empresas. Uma pesquisa recente da Zippia constatou que os funcionários usam em média 2,5 dispositivos pessoais para trabalhar, incluindo computadores, smartphones, tablets e e-readers.
A adoção de uma política BYOD no local de trabalho oferece inúmeros benefícios: produtividade dos funcionários, mobilidade da força de trabalho, flexibilidade na escolha de dispositivos e economia de gastos da empresa com hardware. Mas é importante implementar defesas para proteger os dados corporativos. A boa notícia: softwares de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) ajudam a controlar e mitigar os riscos associados ao modelo de trabalho remoto/híbrido e à abordagem BYOD.
Benefícios do gerenciamento de dispositivos móveis
1. Visibilidade completa dos equipamentos
A pesquisa da Zippia descobriu que mais de 17% dos funcionários usam seus dispositivos móveis pessoais para trabalhar sem informar a TI. Mesmo com uma política BYOD em vigor, essa falta de transparência pode causar problemas de segurança. Uma solução de MDM permite que a TI monitore, gerencie e rastreie dispositivos em tempo real, sejam eles de propriedade da empresa ou dos funcionários. A equipe pode gerenciar o uso e os dados do dispositivo remotamente, e até recuperar equipamentos da empresa por meio de rastreamento de localização.
2. Segurança mais fácil dos dispositivos e dados
Com dispositivos móveis, existe o risco de acesso não autorizado a dados da empresa, especialmente com equipamentos perdidos ou roubados. Sites e anexos inseguros também podem abrir portas para malware e violações de dados. Com uma plataforma de MDM, a TI pode garantir a segurança de dispositivos e dados, com criptografias de disco e senhas fortes, bloqueando o acesso a arquivos inseguros, bloqueando e apagando remotamente dispositivos perdidos ou roubados e separando dados corporativos de pessoais. A equipe de TI também pode criar configurações e restrições para compliance e implantar remotamente políticas em massa para grupos de dispositivos.
3. Economia de tempo e dinheiro com automação
Quando o gerenciamento, as configurações e as atualizações de dispositivos são feitos manualmente, o resultado pode ser perda de produção e potencial erro humano. Com uma solução de MDM, as empresas podem economizar tempo e dinheiro, gerenciando centralmente os dispositivos a partir de uma única plataforma, incluindo registros de dispositivos, configurações e instalações de aplicativos.
4. Mais mobilidade para a força de trabalho
Quando os dispositivos são gerenciados remotamente com uma solução de MDM, os usuários finais não precisam perder tempo configurando os próprios equipamentos. Eles obtêm dispositivos pré-configurados e acesso aos dados e aplicativos necessários desde o primeiro dia de trabalho. Um software de MDM também facilita a permissão de políticas BYOD e CYOD (escolha seu próprio dispositivo / choose your own device). Ele garante que todos os funcionários estejam na mesma página em relação a políticas e configurações de VPN, Wi-Fi, segurança e aplicativos.
Quer conhecer a solução de MDM da GoTo? Fale conosco: [email protected].
0 comentários