Três novas maneiras de modernizar o trabalho

By GoTo

jun 7, 2023 | Artigos | 0 Comentários

"

As novas formas de trabalhar podem, por vezes, ser vistas como algo que apenas as grandes empresas fazem, introduzindo transformações em larga escala, grandes novas soluções, processos ou modelos de negócios.

As pequenas e médias empresas (PMEs) podem pensar que a mudança levará anos, que não possuem dinheiro para isso ou mesmo questionar se vale mudar quando algo funciona bem. Mas são exatamente esses pensamentos que podem impedi-las de coisas maiores e melhores. O trabalho continua mudando e as ferramentas, métodos e sistemas que temos disponíveis para realizá-lo, também.

Embora esse tema possa ser associado com sobrecarga, especialmente quando tantas empresas tiveram que fazer mudanças dramáticas nos últimos anos em resposta à pandemia, existem três maneiras práticas de sair de formas antigas para novas formas de pensar e trabalhar. 

Ser mais responsivo aos clientes

Ser capaz de responder de forma rápida e eficaz às necessidades, desafios ou perguntas de um cliente é bom para os negócios por um lado, mas também cria complexidade por outro. As empresas devem resolver como atender os clientes de maneira eficaz e eficiente em várias plataformas – telefone, online, redes sociais, mensagens etc. – enquanto garantem que a experiência do cliente permaneça perfeita. Além disso, a necessidade de implementar soluções de gerenciamento e suporte de TI que possam resolver rapidamente os problemas dos clientes não pode ser subestimada. Formas novas e ágeis de trabalhar combinadas com aplicativos consolidados que simplificam todo o contato com o cliente garantem que eles permaneçam no centro das operações. Isso ajudará as pequenas e médias empresas a obter um ótimo serviço e valor. No fim das contas, é como os clientes gostam de entrar em contato com você, e não como você gosta de entrar em contato com os clientes. 

Praticar o trabalho flexível

As pequenas e médias empresas podem pensar que não têm sistemas para dar suporte ao trabalho flexível para seu pessoal. Este é um grande problema diretamente ligado ao recrutamento e retenção de pessoas. O trabalho flexível é algo que os candidatos estão incluindo em seus critérios de busca de emprego, portanto, cabe às empresas abordar isso antecipadamente. Mudanças para acomodar onde, quando e como os funcionários trabalham resultam em funcionários mais interessados e mais produtivos. Uma pesquisa da GoTo com a Frost & Sullivan mostra que a rotatividade de pessoas é significativamente menor em um modelo híbrido (22%) do que em modelos de trabalho totalmente remoto (43%) e no escritório (44%). O trabalho híbrido flexível vale o investimento e é outra maneira de as PMEs se inserirem no mundo moderno.

Consolidar e racionalizar as tecnologias

Várias empresas fazem malabarismos com vários sistemas e várias ferramentas para realizar as mesmas tarefas. Elas têm um departamento usando sistemas diferentes para a mesma função em locais ou regiões diferentes. A consolidação e a racionalização são necessárias para evitar atrasos, retrabalho, erros e falhas. A frustração dos funcionários pode ser alta com sistemas arcaicos que não funcionam bem ou com processos antigos e manuais que podem ser automatizados. E quando são automatizados, podem trazer ganhos de produtividade, acelerar os tempos de resposta e a qualidade do serviço. Há uma enorme economia de custos disponível na consolidação das ferramentas. Poucas organizações analisam essa parte para aprimorar seus negócios, mas é um ótimo lugar para começar.

Essas três maneiras práticas podem ajudar as PMEs a pensar além da correria imediata de um dia típico e a adotar uma maneira mais moderna de pensar sobre o trabalho. Os benefícios podem ser sentidos desde a produtividade pessoal e da equipe até o envolvimento dos funcionários, o aumento da satisfação do cliente e a resolução de problemas, bem como reconhecimento e reputação da marca.

Compartilhe:

Posts relacionados

Como o GoTo Connect ajuda a democratizar a Saúde

Como o GoTo Connect ajuda a democratizar a Saúde

Você sabia que mais de 30 milhões de atendimentos médicos foram feitos à distância no Brasil em 2023? Os dados são da Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde), que reúne 14 grupos de operadoras de planos de saúde. O número é 172% maior que os onze milhões...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *