Existem muitos benefícios em trabalhar remotamente, mas manter relacionamentos significativos e até divertidos pode ser um desafio.
Conectar-se com colegas, chefes e outras equipes não é tão fácil quanto presencialmente, onde é possível se reunir para tomar um cafezinho ou simplesmente se virar para conversar com seu colega de baia.
Ainda assim, existem maneiras de ficar mais próximo da equipe e não sentir medo de ficar de fora do escritório. Confira as dicas a seguir.
1. É preciso esforço da sua parte
Trabalhar remotamente requer um certo temperamento e um conjunto de habilidades para ser bem-sucedido. Mas essas habilidades podem ser aprendidas – tudo se resume em criar bons hábitos. Você precisa aprender a se aproximar das pessoas regularmente e a se esforçar para construir esses relacionamentos. Isso significa usar os canais apropriados para discutir tópicos relacionados ao trabalho, assim como temas pessoais e de diversão. Assim, se você costumava conversar sobre seriados com um colega pela manhã ou se você tomava café com alguém toda quarta-feira, continue essas conversas virtualmente. Isso irá lhe ajudar a manter uma normalidade em seu dia a dia e a se sentir mais próximo de todos.
2. Tire proveito da tecnologia e de ferramentas colaborativas
Como muitas conversas acontecem no escritório, é interessante criar canais diferentes de comunicação de acordo com essas conversas. Por exemplo, se sua empresa usa aplicações de chat como GoToMeeting Messenger ou Slack, crie canais para o trabalho e para diversão. Na LogMeIn, por exemplo, temos canais para as equipes discutirem sobre projetos atuais, assim como canais dedicados para falar sobre animais de estimação, esportes, e outros hobbies que ajudam as pessoas a se conectarem. Isso também permite que funcionários de diversos departamentos se conheçam.
Outra dica para aproveitar a tecnologia é: em ferramentas de videoconferência, como a GoToMeeting, habilite sua câmera sempre que possível. Isso ajuda a dar um rosto a um nome, tanto em reuniões internas como externas, a construir uma conexão com as pessoas, e a entender melhor as emoções que cada um está sentindo.
3. Seja acessível
Quando você não vê sua equipe diariamente, preocupações e interesse sobre seu horário podem naturalmente surgir. Construa confiança comunicando claramente seu cronograma e priorize estar acessível durante as principais horas de trabalho. Isso pode ser difícil, mas pequenas mensagens como “Olá, vou responder a isso em breve” já significam muito. Por fim, cumprir prazos e entregar resultados constantemente mostra a todos que você é um membro valioso para a equipe e também ajuda a construir relacionamentos com seus líderes e colegas.
4. Não tenha medo de comunicar demais
Quando se trata de trabalho remoto, não existe o conceito de “comunicar demais”, isso é simplesmente chamado de boa comunicação. Assim, agende chamadas recorrentes com sua equipe, clientes ou líderes para falar sobre projetos atuais, objetivos, progressos realizados, e desafios. Essas reuniões não irão apenas lhe motivar a fazer o seu melhor, mas irão fortalecer os relacionamentos entre as equipes. E não tenha medo de marcar chamadas de última hora. A comunicação escrita é ótima, mas pode ser mal interpretada – com certeza você já deve ter passado por isso. Para evitar mal-entendidos, faça chamadas rápidas, porque a linguagem corporal e as expressões faciais são uma parte bastante significativa da comunicação de todos.
*This originally appeared on LogMeIn’s YouTube channel
0 comentários