As tendências atuais e futuras do trabalho remoto

By GoTo

mar 8, 2023 | Artigos | 0 comments

"

Graças à COVID-19, muitos tiveram que se adaptar rapidamente. Em poucas semanas, fomos forçados a ter nossas vidas profissionais misturadas às nossas vidas pessoais. Por natureza, a capacidade de se ajustar a mudanças é uma das características mais fortes do ser humano.

Conforme muitas empresas estão se acomodando novamente depois da pandemia, os trabalhadores já mostram suas preferências, mesmo com elementos que permanecem em discussão.

Tendências do trabalho remoto apontam para escolhas

Uma pesquisa da Gallup mostra que o trabalho híbrido aumentou em 2022, de 42% em fevereiro para 49% em junho, sugerindo que o número irá continuar a crescer, já que 60% dos trabalhadores capazes de trabalhar remotamente querem um esquema híbrido em longo termo.

Outro fato interessante: a geração Z (nascida de de 1997-2012) teve a menor porcentagem dos grupos que optaram pelo trabalho 100% remoto. Menos de 30% deles escolheram essa opção. Isso porque a questão não é sobre trabalhar em casa, mas sim ter a flexibilidade de escolher seu próprio horário e trabalhar de qualquer lugar. Eles querem trabalhar nos horários do dia em que são mais produtivos, enquanto reservam o tradicional horário comercial para colaborar com outros membros da equipe. 

O recente programa piloto da semana útil de quatro dias no Reino Unido confirma o poder da flexibilidade. A experiência foi tão bem-sucedida que das 61 empresas que participaram, 56 (92%) estão mantendo a semana mais curta, porque ela aumentou a receita e diminuiu atritos. 

A escolha ainda ganha quando o trabalho remoto não é possível

O trabalho remoto não se aplica a todas as profissões, como por exemplo no setor de construção ou manufatura. Mas a tendência também é que haja uma semana mais curta de trabalho para esses grupos.

O governo federal canadense exigiu que todos os servidores públicos retornem ao escritório de duas a três vezes na semana até 31 de março de 2023. A ideia é que a ordem crie uma abordagem comum e consistente do trabalho híbrido para todo o serviço público. 

Embora a iniciativa traga benefícios econômicos, como recuperar restaurantes e outros negócios que suportam os funcionários no escritório, os debates e tendências sobre o assunto irão continuar. Isso também poderá incentivar negócios privados a recrutarem trabalhadores mais jovens, com ofertas e benefícios de um ambiente totalmente flexível.

A tecnologia possibilita a flexibilidade

Independentemente do resultado e do novo normal para cada empresa, um fator comum permanece no centro dessa discussão: flexibilidade. As empresas terão que estar atentas às tecnologias que irão prover comunicação e colaboração perfeitas em qualquer lugar e de qualquer dispositivo, enquanto mantêm um alto nível de suporte de TI que inclua gerenciamento e monitoramento remoto, gerenciamento de dispositivos móveis e uma abordagem zero trust de segurança de acesso remoto.

Quer saber como a GoTo suporta o trabalho flexível? Fale conosco: [email protected].

Compartilhe:

Posts relacionados

Por que a sua PME precisa do GoTo Connect?

Por que a sua PME precisa do GoTo Connect?

Ter uma comunicação eficiente é fundamental para qualquer organização que deseja ter vantagem competitiva. No entanto, para empresas de pequeno porte, encontrar uma solução de comunicação abrangente, completa, acessível financeiramente e fácil de implementar pode ser...

Comentários

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *