A transformação digital do espaço de trabalho tem sido um assunto bastante falado recentemente. As pessoas estão trabalhando de diversas maneiras: remotamente, no escritório e de maneira híbrida. Por isso, as empresas precisam suportar os funcionários para serem produtivos e engajados, não importa onde trabalham ou qual dispositivo usam. Para as pequenas e médias empresas (PMEs), esse pode ser um esforço complexo, especialmente para as equipes de TI.
O que é um local de trabalho digital?
Segundo um InfoBrief realizado pela IDC em conjunto com a GoTo, um local de trabalho digital é “um ecossistema de serviços que suporta o trabalho híbrido – trabalhar de qualquer lugar, com qualquer dispositivo e usando ferramentas que transformam o trabalho, de simples tarefas ao gerenciamento da colaboração homem-máquina em grande escala.”
A estrutura do espaço de trabalho digital é organizada em três camadas:
- Dispositivos e espaços físicos: o hardware que os funcionários precisam para trabalhar, como laptops, desktops, dispositivos móveis, fones de ouvido, roteadores Wi-Fi, câmeras, telefones.
- Infraestrutura crítica do local de trabalho: as tecnologias dos bastidores, ou seja, sistemas e redes que possibilitam o espaço de trabalho digital, como VPNs, VDIs, ITSM, acesso/suporte/gerenciamento remoto e segurança de endpoint.
- Experiências/interfaces digitais e apps: as telas com as quais a equipe interage diariamente, como sistemas operacionais, apps de mensagens, software de reunião e aplicativos de produtividade. Eles precisam ser acessíveis, integrados e fáceis de adotar e usar.
Quais são os benefícios de um local de trabalho digital?
Atingir a transformação digital do espaço de trabalho pode:
- Melhorar a produtividade, fornecendo aos funcionários mais escolha e flexibilidade sobre onde e como eles trabalham melhor
- Introduzir novas maneiras mais ágeis de trabalhar com equipes distribuídas
- Prover insights que a empresa pode usar a favor para responder às necessidades de clientes e funcionários
- Consequentemente, melhorar a retenção de funcionários e a satisfação dos clientes.
Como chegar lá
Qualquer transformação digital do local de trabalho representa um grande projeto para as corporações. Então como uma PME pode gerenciar isso com recursos limitados? O mais importante é cuidar do ponto número 2 citado acima: a infraestrutura crítica do local de trabalho é o que possibilita uma coordenação avançada entre dispositivos e interfaces.
A transformação digital do espaço de trabalho não pode ser como uma remenda de diversas ferramentas separadas e desajustadas que sobrecarregam a equipe de TI. Segundo a IDC, 67% das médias empresas estão consolidando suas soluções de TI com ênfase em três funcionalidades:
- Suporte e acesso remotos
- Serviços de desktop virtual baseados na nuvem
- Segurança de endpoint
Outra dica é tornar a experiência do colaborador como ponto de partida para essa transformação do local de trabalho. Além disso, usar soluções nas quais a segurança esteja incorporada no nível da plataforma ajuda a empresa a focar em recursos relevantes para o local de trabalho digital.
Quer saber mais? Entre em contato conosco: [email protected].
0 comentários