Magazine Luiza garante continuidade de negócios durante a pandemia com o uso da tecnologia
A pandemia de Covid-19 transformou o mercado e o dia a dia de inúmeras empresas, incluindo o setor varejista, que precisou fechar lojas físicas às pressas por conta da obrigatoriedade do distanciamento social. Não foi diferente no Magazine Luiza, mas o investimento em importantes ferramentas e soluções tecnológicas, como o Rescue Mobile da LogMeIn, ajudaram a garantir a continuidade dos negócios enquanto equipes inteiras passaram a trabalhar de suas casas.
Apesar do viés tecnológico e de ter revolucionado o cenário do varejo digital, os funcionários do Magalu ainda não estavam 100% capacitados para o trabalho remoto. A necessidade de se adaptar rapidamente à nova realidade fez com que a empresa colocasse em ação ideias que tinham a longo prazo, como a venda remota e o contato via WhatsApp, para continuar o trabalho com segurança e com a mesma qualidade do in-office.
Em termos de infraestrutura, já estavam equipados, mas transformar a cultura da corporação ainda foi um desafio. Há cerca de 3 anos, o Magalu equipou todos seus vendedores com smartphones visando reduzir o tempo de atendimento aos clientes nas lojas da varejista em 75%. Para dar suporte técnico a esses dispositivos, a empresa adotou o modelo de suporte remoto para celulares, com a utilização do Rescue Mobile, para assim ajudar a configurar os smartphones remotamente, dar suporte técnico e, consequentemente, cortar custos operacionais e poupar o tempo.
Agora, durante a pandemia, a solução mais uma vez auxiliou a empresa a dar continuidade nos negócios permitindo que funcionários migrem atendimentos e vendas para o virtual, já que acaba com as limitações de acesso de forma ágil e segura.
“O fato de ser um ambiente SaaS dá mais flexibilidade, abrangência, suporte nas tomadas de decisões e alterações a exemplo da pandemia e também do novo normal”, comenta Fábio Hilário, Gerente de Operações do Magazine Luiza.
O suporte remoto para dispositivos mobile também permite que técnicos acessem smartphones e tablets como se eles estivessem fisicamente em suas mãos e, assim, ajudem a resolver problemas técnicos à distância. “Além de garantir uma experiência diferenciada aos clientes, com o Rescue Mobile, o Magalu garante que os equipamentos estejam em pleno funcionamento e que qualquer imprevisto possa ser resolvido rapidamente para que as vendas continuem ocorrendo da melhor forma e o mais ágil possível, agora à distância”, comenta Vanessa D’Angelo, Head de Marketing para a América Latina na LogMeIn.
Desde sua implementação, a ferramenta Rescue Mobile trouxe outros diversos benefícios aos negócios do Magalu, incluindo a economia de tempo que ajudou a otimizar o processo de trabalho e diminuir a necessidade de aumentar a equipe interna para atender todas as lojas, já que a solução possibilita suporte remoto à distância.
O projeto foi realizado pela Meester Consulting, parceira da LogMeIn. “Quando implementamos a solução, já tivemos um sucesso muito grande. Antes da LogMeIn, os vendedores esperavam de 40 minutos a uma hora para receber suporte em seus dispositivos, e isso mudou para uma média de cinco minutos com o Rescue Mobile”, diz Vagner Iancoski Domingues, fundador e CEO da Meester Consulting. “Desde então, o uso da solução pelo Magalu aumentou e o projeto só tende a crescer.”