O trabalho remoto mostrou benefícios para a saúde mental e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional dos trabalhadores em todo o mundo. Embora ele seja ótimo por vários motivos, pode representar um perigo para os profissionais de TI que gerenciam a segurança da rede, armazenam informações confidenciais e pensam na estratégia de segurança.
Independentemente do local de trabalho ou do setor em que a empresa opera, existem maneiras simples de implementar medidas que ajudam a aliviar os profissionais de TI e os usuários finais dos riscos de segurança do trabalho remoto.
1. Tenha políticas de segurança bem documentadas
Uma das melhores maneiras de garantir a segurança dos dados da empresa é ter políticas de segurança em vigor. Quando os funcionários sabem exatamente quais políticas seguir e como segui-las, é mais provável que façam isso acontecer. Todos, desde o departamento de engenharia até a equipe de marketing e vendas, devem seguir essas práticas.
2. Ofereça treinamentos sobre phishing
O trabalho remoto deixa os funcionários ainda mais suscetíveis a tentativas comuns de phishing. Os treinamentos virtuais são uma ótima maneira de informá-los sobre as últimas tentativas de phishing e até questioná-los sobre o que aprenderam. O treinamento também deve permitir que eles saibam o que podem fazer e quem devem contatar caso vejam uma tentativa de e-mail ou mensagem de phishing. Essa conscientização é uma das melhores maneiras de mitigar o risco de segurança do trabalho remoto.
3. Estabeleça uma VPN ou implemente uma plataforma de acesso remoto
Uma VPN (rede privada virtual) é uma boa solução para empresas que buscam aumentar as medidas de segurança. Ela é usada para criptografar todas as comunicações empresariais para que os funcionários tenham uma conexão direta com o servidor do escritório central que armazena informações confidenciais. No caso de uma VPN não ser uma opção viável devido à complexidade ou falta de adoção do usuário, muitas empresas recorrem a ferramentas de acesso remoto, como o GoTo Resolve.
Essas ferramentas fornecem níveis de segurança ainda maiores em situações em que o funcionário precisa acessar seu computador no escritório. Os benefícios de fornecer acesso remoto aos funcionários incluem não ter que transportar o hardware e os arquivos da empresa para fora da sede, manter em vigor a segurança do escritório e controlar a segurança total da rede para todas as máquinas.
4. Exija que os funcionários usem senhas seguras
66% das pessoas usam senhas iguais ou semelhantes para várias contas. Se essas senhas não forem adequadas, isso colocará usuários e empresas em risco de serem invadidos. Certifique-se de que seu sistema exija que os usuários tenham uma senha segura contendo letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Também é possível exigir que os funcionários alterem suas senhas de forma intermitente para evitar uma violação de dados.
5. Proteja conexões de acesso remoto com segurança Zero Trust
Um aumento de ataques cibernéticos e violações de dados exige precauções extras de segurança. O GoTo Resolve é a primeira solução de TI a introduzir arquitetura de confiança zero para segurança de acesso remoto. Isso protege conexões de acesso remoto e tarefas de execução remota em hosts implantados para evitar que atores mal-intencionados entrem em um dispositivo e causem estragos em todo o ambiente de TI.
0 comentários