Cinco tendências de TI para observar em 2023

By GoTo

abr 5, 2023 | Artigos | 0 Comentários

"

Hoje, as pequenas e médias empresas (PMEs) precisam fazer malabarismo para se adaptar às demandas do mercado. Elas precisam enfrentar o aumento da carga de trabalho da TI, expectativas dos clientes em constante mudança, e necessidades dos funcionários – tudo diante da pressão de corte de gastos e dificuldades econômicas.

A GoTo fez uma pesquisa com 1 mil tomadores de decisão de TI para ganhar insights das tendências e prioridades que irão impactar os negócios este ano. Conheça abaixo os principais resultados da pesquisa:

1. O trabalho híbrido irá permanecer popular

A nossa pesquisa mostra que 50% dos respondentes já adotaram um modelo de trabalho híbrido. Um fator particular é que para empresas com menos de 50 funcionários, o trabalho no escritório ainda é prioridade. As empresas híbridas citaram benefícios como maior produtividade, melhor retenção de funcionários e a capacidade de atender às preferências dos trabalhadores.

As ferramentas certas de comunicação e colaboração que suportam o trabalho remoto e híbrido eficiente serão a chave para o sucesso das PMEs. Essas aplicações ajudam as empresas a maximizar os benefícios do modelo, como flexibilidade e satisfação do funcionário, enquanto entregam uma experiência do cliente responsiva.

2. A consolidação da tecnologia é uma prioridade

Mais de 80% dos respondentes consideram uma prioridade máxima consolidar suas soluções de comunicação, colaboração e gerenciamento de TI. De fato, 93% já têm seus esforços consolidados completados, planejados ou em progresso. 

Consolidar as soluções de TI ajuda a aumentar a produtividade dos funcionários, porque eles não precisam alternar entre plataformas ou transferir dados manualmente. Isso também simplifica os fluxos de trabalho da TI e reduz recursos necessários para integrar e gerenciar múltiplas aplicações. Além disso, consolidar fornecedores pode ajudar a diminuir custos e melhorar a adoção do usuário.

3. Crescentes cargas de trabalho de TI são uma grande preocupação

Três em cinco empresas tiveram um aumento da carga de trabalho da TI em 2022. Os times de tecnologia tiveram mais tarefas e enfrentaram mais desafios ao suportar o trabalho remoto e híbrido. Além disso, 60% dos respondentes indicaram que seu orçamento de TI aumentou no mesmo ano e 84% querem reduzir a carga da TI com escolhas certas de software.

Além de consolidar fornecedores, a migração para a nuvem será chave para diminuir a carga de trabalho da TI, porque o fornecedor toma conta de todas as atualizações e manutenção.

4. Trocar de fornecedores é uma das principais táticas para reduzir custos

Mudar de fornecedores foi indicado por 85% das PMEs como uma prioridade alta ou muito alta neste ano, com 41% já planejando fazer essa troca. Combinando esse insight com a tendência de consolidação de tecnologias, mais empresas mudarão para uma única plataforma que pode fornecer todos os recursos de que precisam.

A relação custo-benefício é o principal motivo dessa troca para 40% das pequenas empresas com 10 a 49 funcionários. Outros indicadores incluem melhorias na administração da TI, confiabilidade e produtividade dos funcionários. 

5. Toda a atenção está voltada para a experiência do cliente

No ano passado, 60% das PMEs gastaram mais em tecnologia de engajamento do cliente e mais de 60% das empresas terão um orçamento maior para essas ferramentas em 2023. Quando perguntadas sobre qual é sua principal prioridade para este ano, quase 2/3 das organizações disseram expandir a base de clientes, e 1/3 disse reter.

Essas empresas planejam melhorar as interações com os clientes, aumentando a qualidade das comunicações, a velocidade de resposta e a eficiência dos processos internos. Elas também pretendem melhorar suas ofertas com base no feedback dos clientes.

Compartilhe:

Posts relacionados

Como o GoTo Connect ajuda a democratizar a Saúde

Como o GoTo Connect ajuda a democratizar a Saúde

Você sabia que mais de 30 milhões de atendimentos médicos foram feitos à distância no Brasil em 2023? Os dados são da Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde), que reúne 14 grupos de operadoras de planos de saúde. O número é 172% maior que os onze milhões...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *