Oportunidade de capacitação e desenvolvimento é um critério importante para 92% dos brasileiros no momento de escolher, mudar ou permanecer no emprego, segundo uma pesquisa realizada pela Randstad. O estudo ainda revelou que a flexibilidade no local de trabalho e no horário de expediente é valorizada respectivamente por 85% e 90% dos profissionais brasileiros entrevistados.
Esses dados mostram que o mundo do trabalho tem mudado para os profissionais, mas também para quem contrata talentos. Em geral, os funcionários têm tido mais poder em renegociar os termos de emprego e exigir condições para a sua vida profissional.
As empresas têm oportunidades de atrair e reter talentos em qualquer lugar do mundo e de criar modelos de trabalho mais flexíveis, que geram mais produtividade e satisfação para os funcionários e, consequentemente, para os clientes. Para manter esse ambiente flexível e de bem-estar para os funcionários, separamos algumas dicas abaixo para os gerentes e empresas.
Incentivar os funcionários a ter tempo para suas obrigações de trabalho e pessoais
Equilibrar a vida pessoal e profissional se tornou prioridade para funcionários no mundo todo. Para atrair e reter os melhores talentos, as empresas precisam incentivar e ajudar esse equilíbrio. Parte disso pode ser deixar os funcionários declinarem reuniões nas quais sua presença não é estritamente necessária. Isso ajuda a economizar tempo e reduzir estresse, além de dar aos funcionários um senso maior de domínio da agenda de trabalho para que possam lidar com outras obrigações pessoais.
Permitir o trabalho remoto e híbrido
Pode parecer óbvio, mas diminuir os deslocamentos de casa ao escritório reduz o desgaste fisiológico e aumenta a produtividade. Ao mesmo tempo, algumas pessoas trabalham melhor no escritório, pelo menos durante uma parte do tempo. O importante é oferecer condições flexíveis e que os líderes entendam o trabalho pela sua qualidade e pontualidade e não por onde ou quando foi realizado.
Manter um diálogo com os funcionários sobre suas necessidades
Decidir um modelo de trabalho de forma colaborativa em vez de impor as condições ajuda a manter todos na mesma página e incentiva a flexibilidade que empresas e funcionários precisam para se adaptar às condições do mundo e da economia em contínua mudança.
Estabeleça uma agenda para definir horários e tarefas a partir das necessidades de cada um. A tecnologia de colaboração e comunicação é a ferramenta perfeita para trabalhar de qualquer lugar, em qualquer horário, mas deve ser usada para incentivar os funcionários a fazer seu melhor trabalho e não como um meio para controlá-los ou insistir na disponibilidade infinita e respostas sempre imediatas.
Encorajar tempo longe do trabalho
Ajudar funcionários a se desligarem do trabalho dá a eles tempo valioso para recarregar as energias e ter um desempenho melhor durante o expediente. Isso significa não mandar solicitações à noite ou em finais de semana, ou ao menos não esperar respostas durante esses horários. Além disso, vale até oferecer incentivos para cada dia em que eles se mantêm desconectados durante as férias, como dias extras de folga, bônus em dinheiro ou uma doação para uma instituição de caridade.
0 comentários