Dicas para reter a equipe de TI

By GoTo

out 2, 2023 | Artigos | 0 Comentários

"

O Relatório de Prioridades de TI 2023 da GoTo descobriu que 65% das empresas observaram um aumento na carga de trabalho da TI no ano passado, o que mostra duas coisas: quão vitais são os profissionais de TI e quanto trabalho eles estão enfrentando.

Este aumento da carga de trabalho pode levar ao esgotamento dos funcionários e ter efeitos prejudiciais em um momento em que manter soluções tecnológicas eficientes é mais importante do que nunca para o sucesso dos negócios.

Por que a retenção de profissionais de TI é importante

Não se trata apenas de burnout. As empresas estão reconhecendo a necessidade de fazer mais para engajar e reter os seus talentos de TI, já que a rotatividade desses profissionais chega a uma média de 20%. A rotatividade na equipe de TI pode levar à diminuição da produtividade, burnout do restante da equipe e aumento dos custos de recrutamento e treinamento de novos funcionários.

Por outro lado, alguns estudos mostram que ter uma força de trabalho de TI engajada pode contribuir para uma lucratividade geral 20% maior. A confluência do esgotamento, a elevada procura de talentos na área e os custos associados à rotatividade apontam para uma questão importante que as empresas têm de enfrentar: criar uma estratégia para reter talentos em TI.

Como envolver e reter os melhores talentos de TI

Há uma série de práticas recomendadas para reter funcionários talentosos em qualquer equipe, como ouvir e agir de acordo com o feedback dos funcionários, melhorar a cultura do local de trabalho e aumentar salários. Mas quando se trata de reter talentos de TI, é preciso ir além, dadas às habilidades e necessidades específicas, para garantir que eles se sintam realizados em suas funções. 

  • Fornecer desenvolvimento profissional e treinamento em novas tecnologias com base no feedback da TI sobre o que eles mais desejam e precisam para desenvolver suas habilidades. 
  • Fornecer formação adicional em habilidades interpessoais, que podem ajudar os funcionários na eficácia geral do trabalho e demonstrar investimento a longo prazo em suas carreiras.
  • Manter horários e limites de trabalho claros para a equipe de TI, uma vez que muitos podem estar trabalhando remotamente ou em fusos horários fora do horário de trabalho principal da empresa.
  • Criar um diálogo com os profissionais para entender seus pontos fracos e quando há problemas sistêmicos surgindo em torno da TI no local de trabalho.
  • Avaliar os provedores de serviços de tecnologia para determinar oportunidades de simplificar ou consolidar o conjunto de ferramentas para minimizar a carga de trabalho da TI. 
  • Promover conexões entre os funcionários de outros departamentos e as equipes de TI. É importante reconhecer as pessoas por trás das telas que resolvem os problemas de TI, especialmente no mundo do trabalho híbrido.
Compartilhe:

Posts relacionados

Como o GoTo Connect ajuda a democratizar a Saúde

Como o GoTo Connect ajuda a democratizar a Saúde

Você sabia que mais de 30 milhões de atendimentos médicos foram feitos à distância no Brasil em 2023? Os dados são da Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde), que reúne 14 grupos de operadoras de planos de saúde. O número é 172% maior que os onze milhões...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *