A Inteligência Artificial (IA) terá um impacto transformacional na forma como vivemos e trabalhamos. Junto com a capacidade de “criar” trabalhos originais aparentemente do nada, as ferramentas habilitadas para IA estão sendo apontadas para derrubar indústrias inteiras em um futuro não muito distante, portanto, este não é um tópico que os líderes podem ignorar.
As discussões em torno da IA podem gerar muito entusiasmo, tornando difícil distinguir entre o que é batido e o que é verdadeiramente transformacional. Neste artigo, pretendemos estabelecer uma compreensão básica da tecnologia com a definição de alguns termos-chave relacionados à IA.
Inteligência
A Universidade de Stanford define inteligência relacionada à IA como “a capacidade de aprender e executar técnicas adequadas para resolver problemas e atingir objetivos, apropriados ao contexto de um mundo incerto e em constante variação.” É essa capacidade de aprender e de se adaptar às condições em mudança que separa os sistemas inteligentes até mesmo das máquinas mais complexas.
Inteligência Artificial (IA)
Originado em meados da década de 1950, o termo “Inteligência Artificial” é descrito pela IBM como “um campo que combina ciência da computação e conjuntos de dados robustos para permitir a resolução de problemas.” Embora a IA seja frequentemente retratada como uma tecnologia singular e monolítica, é melhor entendida como um campo amplo que compreende subcampos individuais, como visão computacional ou processamento de linguagem natural.
Machine Learning (ML)
É um subconjunto do campo de IA que se concentra no uso de dados e experiência para permitir que os programas “aprendam” e se aprimorem com base em resultados anteriores. ML, que contém o subcampo de deep learning, baseia-se em disciplinas que incluem ciência da computação, estatística, psicologia e neurociência para criar uma ampla gama de modelos de aprendizagem que são utilizados nos vários subcampos da IA.
IA generativa
Ferramentas de IA generativa, como ChatGPT e Midjourney, utilizam modelos de deep learning e grandes quantidades de dados de treinamento para gerar conteúdo com base nos comandos do usuário.
Dado o papel dominante que a IA está preparada para desempenhar no futuro dos negócios, compreender esses fundamentos pode ajudar as empresas a tomar decisões mais inteligentes quando se trata dessa tecnologia.
0 comentários