O que as PMEs precisam saber sobre o futuro do trabalho

By GoTo

maio 5, 2022 | Artigos | 0 comments

"

A GoTo recentemente realizou um estudo com a Frost & Sullivan para entender como as pequenas e médias empresas (PMEs) estão gerenciando o trabalho flexível. Mais de 1 mil líderes de negócios e TI de empresas com menos de 1 mil funcionários foram entrevistados. A partir dessa pesquisa, separamos aqui as cinco principais tendências do futuro do trabalho:

 

Híbrido para empoderar funcionários

As empresas que estão operando em um modelo híbrido registraram uma rotatividade menor de pessoal entre os trabalhadores do conhecimento (knowledge workers) em 2021 em comparação com 2020. 

Quase metade (44%) daquelas que estão operando nos escritórios tiveram uma rotatividade maior nesse período, enquanto 43% das empresas operando somente em trabalho remoto registraram uma leve diminuição na rotatividade. Por outro lado, somente 22% das organizações com trabalho híbrido relataram maior rotatividade.

Entre os benefícios decorrentes do trabalho híbrido e remoto, as pequenas e médias empresas relataram custos operacionais mais baixos (32% dos respondentes), um aumento na satisfação do cliente (29%) e uma melhor cultura organizacional (77%).

 

Trabalho flexível a favor da produtividade

Trabalhar ao menos uma parte do tempo fora do escritório impulsiona a produtividade dos funcionários, segundo 78% das empresas respondentes. Uma das razões para isso é que os trabalhadores conseguem fazer uma pausa sem perder tempo do trabalho. 

Eliminar ou reduzir o trajeto para o escritório também está entre os principais benefícios, citado por 33% dos entrevistados. Além disso, 36% dos líderes mencionaram a entrega de um trabalho de qualidade pelos funcionários como um benefício importante do trabalho flexível.

 

Local e horário de trabalho em movimento contínuo

A era do trabalho flexível também é uma era de incertezas. Nove a cada dez negócios (90%) planejam reavaliar seus modelos de trabalho existentes neste ano. E mais da metade (56%) planeja revisá-los em seis meses.

Isso porque, apesar dos benefícios do trabalho remoto e híbrido, as empresas também enfrentam algumas desvantagens. Segundo 34% dos respondentes, a maior desvantagem são as distrações em casa. Preocupações com a tecnologia vêm em segundo lugar: 27% citaram uma complexidade maior em resolver problemas de dispositivos fora da rede corporativa. E por fim, 26% indicaram uma maior dificuldade em gerenciar os funcionários fora do escritório.

 

Trabalho flexível causa mais pressão na TI

Os desafios de suporte apontam para um problema mais profundo: uma maior pressão sobre o departamento de TI. Quase metade (43%) dos entrevistados disseram que o trabalho da TI ficou mais difícil com o aumento do trabalho flexível. O volume de trabalho da área também cresceu desde 2020, de acordo com 76% dos respondentes.

Os desafios não são somente relacionados ao volume de trabalho, mesmo que este seja um fator importante, citado por 44% dos líderes. Segundo 31% deles, o software usado não está sempre à altura das tarefas. Isso significa que alguns softwares usados não oferecem as capacidades suficientes para a força de trabalho remota.

Dessa forma, 93% das empresas pesquisadas dizem que é crítico reduzir a carga de suas equipes de TI. A consolidação da TI por meio de ferramentas que lidam com funções relacionadas em um único pacote oferece um alívio muito necessário para as PMEs.

 

Ferramentas digitais podem ajudar

A maioria dos líderes de TI e negócios (62%) aponta a consolidação de ferramentas de comunicação, colaboração e gerenciamento de TI como uma de suas principais iniciativas. De fato, 95% dos respondentes disseram que essa consolidação está em andamento ou que iniciará em 2022. 

Mas não é sobre menos soluções e sim sobre melhores soluções, especialmente quando se trata de simplificar o help desk de TI. Um terço das PMEs planejam realizar um upgrade em suas ferramentas de help desk em 2022.

Tudo isso, de saber como e quando investir em tecnologias consolidadas até dar aos funcionários a liberdade de escolher o estilo de trabalho que melhor funciona para eles, ajuda a aliviar a pressão da TI, impulsionar a produtividade e ajudar PMEs e seus funcionários a fazerem seu melhor de qualquer lugar. No fim das contas, a tecnologia deve sair do caminho para permitir que o negócio prospere.

Compartilhe:

Posts relacionados

Por que a sua PME precisa do GoTo Connect?

Por que a sua PME precisa do GoTo Connect?

Ter uma comunicação eficiente é fundamental para qualquer organização que deseja ter vantagem competitiva. No entanto, para empresas de pequeno porte, encontrar uma solução de comunicação abrangente, completa, acessível financeiramente e fácil de implementar pode ser...

Comentários

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *