Pesquisa recente da International Data Corporation (IDC) revelou o quanto o mercado de software de infraestrutura em nuvem de telecomunicações está evoluindo. Segundo a consultoria, a receita mundial para este segmento crescerá de US$ 12,9 bilhões em 2022 para US$ 27,3 bilhões em 2027, mostrando como a área está robusta e vem ganhando a confiança das organizações de todos os tipos ano após ano.
No entanto, por mais amadurecido que este mercado esteja, o setor ainda enfrenta algumas preocupações, principalmente em relação à privacidade, segurança dos dados e das comunicações, de maneira geral.
Mas, afinal, o que é mito e verdade na telefonia em nuvem quando o assunto é proteção de dados?
Veja, abaixo, os principais desafios apontados pelos usuários e como o GoTo Resolve soluciona esses obstáculos:
Mito 1: Qualquer um pode acessar a plataforma
Verdade: O GoTo Resolve oferece o chamado Controle de Acesso de Confiança Zero (Zero Trust), um modelo extremamente seguro, que somente valida o usuário – em cada dispositivo – após uma análise minuciosa da sua identidade. Ou seja, o conceito parte do princípio de que “todo mundo é suspeito até que se prove o contrário”, fazendo com o que usuário comprove a sua identidade diversas vezes, inclusive, enquanto realiza determinadas tarefas ou acessa certos tipos de informações.
Mito 2: É possível interceptar chamadas e roubar informações
Verdade: Por meio da Advanced Encryption Standard (AES) de 256 bits, o GoTo Resolve oferece criptografia de ponta a ponta graças a um algoritmo que criptografa as chamadas, tornando os dados ilegíveis para qualquer pessoa que não tenha a chave de descriptografia correta.
Mito 3: Não existe protocolos seguros
Verdade: Os protocolos SSL/TLS garantem que as comunicações entre os dispositivos e os servidores na nuvem sejam protegidas contra invasões de intermediários. É uma camada a mais de segurança, impedindo que terceiros acessem os dados sensíveis.
Mito 4: A autenticação para a nuvem ainda é muito frágil
Verdade: Graças à Autenticação Multifator (MFA), é possível criar diversos tipos de verificações das mais tradicionais às mais modernas, como via biometria, tokens de segurança ou códigos de verificação enviados por mensagem de texto ou em aplicativos especializados. Os usuários só têm a identidade confirmada após mais de uma forma de autenticação.
Mito 5: É complexo gerenciar todas as credenciais dos usuários
Verdade: O Logon Único (SSO) organiza e simplifica o gerenciamento de credenciais do usuário ao permitir que eles acessem vários sistemas e aplicativos com um único conjunto de credenciais de login. Isso não só melhora a experiência do usuário como fortalece a segurança ao reduzir o número de senhas que ele precisa lembrar e proteger.
Saiba mais sobre essas e outras vantagens do GoTo Resolve em: https://www.goto.com/pt/it-management/resolve.
0 comentários