Telefonia em Nuvem: 5 mitos e verdades sobre segurança e proteção de dados

By GoTo

fev 2, 2024 | Artigos | 0 comments

"

Pesquisa recente da International Data Corporation (IDC) revelou o quanto o mercado de software de infraestrutura em nuvem de telecomunicações está evoluindo. Segundo a consultoria, a receita mundial para este segmento crescerá de US$ 12,9 bilhões em 2022 para US$ 27,3 bilhões em 2027, mostrando como a área está robusta e vem ganhando a confiança das organizações de todos os tipos ano após ano.

No entanto, por mais amadurecido que este mercado esteja, o setor ainda enfrenta algumas preocupações, principalmente em relação à privacidade, segurança dos dados e das comunicações, de maneira geral.

Mas, afinal, o que é mito e verdade na telefonia em nuvem quando o assunto é proteção de dados?

Veja, abaixo, os principais desafios apontados pelos usuários e como o GoTo Resolve soluciona esses obstáculos:  

Mito 1: Qualquer um pode acessar a plataforma

Verdade: O GoTo Resolve oferece o chamado Controle de Acesso de Confiança Zero (Zero Trust), um modelo extremamente seguro, que somente valida o usuário – em cada dispositivo – após uma análise minuciosa da sua identidade. Ou seja, o conceito parte do princípio de que “todo mundo é suspeito até que se prove o contrário”, fazendo com o que usuário comprove a sua identidade diversas vezes, inclusive, enquanto realiza determinadas tarefas ou acessa certos tipos de informações. 

Mito 2: É possível interceptar chamadas e roubar informações

Verdade: Por meio da Advanced Encryption Standard (AES) de 256 bits, o GoTo Resolve oferece criptografia de ponta a ponta graças a um algoritmo que criptografa as chamadas, tornando os dados ilegíveis para qualquer pessoa que não tenha a chave de descriptografia correta. 

Mito 3: Não existe protocolos seguros

Verdade: Os protocolos SSL/TLS garantem que as comunicações entre os dispositivos e os servidores na nuvem sejam protegidas contra invasões de intermediários. É uma camada a mais de segurança, impedindo que terceiros acessem os dados sensíveis. 

Mito 4: A autenticação para a nuvem ainda é muito frágil

Verdade: Graças à Autenticação Multifator (MFA), é possível criar diversos tipos de verificações das mais tradicionais às mais modernas, como via biometria, tokens de segurança ou códigos de verificação enviados por mensagem de texto ou em aplicativos especializados. Os usuários só têm a identidade confirmada após mais de uma forma de autenticação. 

Mito 5: É complexo gerenciar todas as credenciais dos usuários

Verdade: O Logon Único (SSO) organiza e simplifica o gerenciamento de credenciais do usuário ao permitir que eles acessem vários sistemas e aplicativos com um único conjunto de credenciais de login. Isso não só melhora a experiência do usuário como fortalece a segurança ao reduzir o número de senhas que ele precisa lembrar e proteger.

Saiba mais sobre essas e outras vantagens do GoTo Resolve em: https://www.goto.com/pt/it-management/resolve.

Compartilhe:

Posts relacionados

Tendências: o que esperar da telefonia em nuvem em 2024?

Tendências: o que esperar da telefonia em nuvem em 2024?

À medida que o modelo híbrido de trabalho se consolida entre os profissionais, a adoção de uma comunicação mais eficiente e flexível nunca foi tão importante. Não é à toa que a telefonia em nuvem evoluiu muito nos últimos anos, agregando diversos recursos para atender...

Três dicas para evitar linhas ocupadas durante o fim de ano

Três dicas para evitar linhas ocupadas durante o fim de ano

O período mais corrido do ano está entre nós. Para muitas empresas, chegou a hora de apertar os cintos e se preparar para uma quantia muito grande de clientes procurando seus produtos. Adicione a isso o fato de que nessa época muitos colaboradores optam por tirar...

Frente a frente com a GoTo: Larissa Araújo

Frente a frente com a GoTo: Larissa Araújo

A Larissa Araújo é nossa especialista em garantir que todos nossos parceiros e clientes tenham uma boa experiência. Faz isso criando, desenvolvendo e gerenciando portfólios, materiais de capacitação e relatórios de resultados.​ Ela também é a mais nova convidada da...

Comentários

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *