Como combater a saturação da TI e encontrar mais orçamento

By GoTo

jan 11, 2023 | Artigos | 0 comments

"

A sua empresa está vivenciando uma saturação de ferramentas de tecnologia? Sua equipe de TI precisa gerenciar tantas aplicações que gostaria de seguir a frase “menos é mais”? Muitas empresas estão lidando com um conjunto excessivo de tecnologias, que pode ter altos custos em termos de tempo e dinheiro.

Um relatório da Freshworks descobriu que 89% dos profissionais de TI perdem tempo toda semana devido à saturação de aplicações. A quantidade de tempo é alarmante: quase um dia inteiro de trabalho toda semana – precisamente sete horas e 19 minutos -, distraindo a equipe de TI de suas principais responsabilidades.

Além disso, 38% dos softwares de desktop e 33% das ferramentas de Software como um Serviço (SaaS) são subutilizados ou desperdiçados. Segundo o relatório, o custo de tentar usar tecnologias ‘inúteis’ chega a mais de US$ 84 bilhões anualmente somente em perda de tempo nos Estados Unidos, ou US$ 10 milhões a cada hora todos os dias.

O que os profissionais dizem

Dos dois mil profissionais de TI entrevistados, quase todos dizem que suas empresas poderiam se beneficiar com a redução dos contratos de software. Não é uma surpresa quando consideramos que os colaboradores gastam 9% do seu tempo a cada ano apenas alternando entre apps.

O problema piora quando o software está desatualizado. Mais de um terço dos entrevistados sentem que serem forçados a usar aplicações legadas contribui para que eles queiram sair do emprego. Além disso, mais de um terço acredita que as empresas não sabem como parar de pagar por serviços desnecessários. Eles têm medo de serem vistos de forma negativa por reclamarem ou acham que serão ignorados caso registrem uma queixa sobre o software.

A solução para a saturação da TI

Felizmente, existem maneiras para evitar ou eliminar a ‘bagagem excessiva’. A mais óbvia é ser intencional com os programas a serem adotados. Quanto mais fornecedores e softwares contratados, mais complexidade com treinamento, mais chances de desperdício e mais vetores para vulnerabilidades e violação de dados.

Vale também implementar uma solução única para o gerenciamento da TI ao invés de várias aplicações. Na pesquisa da Freshworks, quase dois terços dos respondentes consideram a fragmentação um problema e preferem usar um único software.

Quer saber como a GoTo pode resolver o problema de saturação na TI? Fale conosco: vendas@goto.com

Compartilhe:

Posts relacionados

Quatro medos da TI e como evitá-los

Quatro medos da TI e como evitá-los

Desafios da TI assustam empresas de todos os tamanhos e indústrias, sejam organizações experientes no mercado com uma equipe estruturada de TI ou startups com um departamento formado por apenas uma pessoa.  Esses desafios podem significar mais custos e possíveis...

GoTo participa do Fórum de Soluções do Porto Logístico

GoTo participa do Fórum de Soluções do Porto Logístico

Na primeira edição do Fórum de Soluções do Porto Logístico, que aconteceu em 16 de dezembro no Rio de Janeiro, a GoTo marcou presença como patrocinadora, em parceria com o Clube Empreendedor Brasil. O evento foi criado para despertar discussões sobre temas...

Comentários

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *